sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Santana do Araguaia, 06 de outubro de 2008

        Santana amanheceu dividida, talvez 55% tristeza e 45% ALEGRIA. Porém o "não ser" atinge ambas as partes, o que vai ser do futuro? A força da mudança é pra melhor ou pra pior? Uns dizem que vai ser só Alegria, Outros já falam em estocar comida pros próximos quatro anos, Uns comemoram como um gol brasileiro no último minuto numa final de copa do mundo (Por sinal, coisa rara pela a forma que a seleção vem jogando, mas isso não vem ao caso), Outros já falam em arrumar as trouxas e ir embora, Uns dizem que é progresso, Outros já condenam, é retrocesso...
       A grande verdade é que não existe nenhuma verdade, por mais que Uns e Outros julguem saber, ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que ainda existe quase três meses de espera para começarmos a ver a GRANDE MUDANÇA. Sabemos também que já existe por ai uma lista com os nomes dos supostos Secretários, mas Uns dizem: - É mentira! Outros: - É verdade! Portanto o caso da lista vai entrar pra lista dos casos, os casos que Uns e Outros nunca sabem a resposta, mas insistem em opinar.
         Santana teve também nove alegrias isoladas ("alegrias" no sentido original da palavra) e uma bordoada de decepções generalizadas, pais, mães, filhos, filhas, tios, tias, sobrinhos. a vovó, o vovô... Era tanto candidato que é difícil encontrar alguém que não seja parente de um. Mas teve candidato que não ganhou nem os votos da família, outros apenas os da família, e era visível, quem tinha mais parentes e amigos vencia, porque em Santana é assim, se julga pelo grau de amizade, não pela a capacidade.
     Entre os nove felizardos apenas dois são atuais vereadores (que levantaram as mãos pro céu e agradeceram) e tem mais sete sortudos que vão ganhar uma bolada por mês, enquanto eu e você nos rachamos de trabalhar e recebemos uma migalha... Mas tudo bem, isso também não vem ao caso.
        Teve candidato que comprou voto, candidato que trabalhou e não venceu, teve candidato que distribuiu tapinhas nas costas e sorrisos, teve deles mais sofisticados, distribuiu aquela "buzinadinha (piiibiii)", candidato que apóia o esporte e não pratica nenhum, candidato que apóia a educação e nunca quis saber de estudar, teve deles que levou na lábia, no grito, no choro, na cara, na coragem, na malandragem, na promessa. (Promessa! Esse é o marketing da política).
        Tinha candidato vendedor de latinha, churrasqueiro, garçom, atendente, desentendido, "empinador", professor, subordinado, subornador, dono de farmácia, analfabeto, locutor, gente boa, malandro, entregador, crente, descrente, pastor (nunca vi um pastor ser eleito, como já dizia vovó: - Crente é bicho falso), e todos eles com um objetivo em comum... Melhor deixar esse tal objetivo pra lá, porque falar certas verdades ou besteiras dá bode, dois bodes, três bodes, uma porrada de bodes...
      Resta Agora ao Santanense esperar... financiar um jet-ski pra banhar no lago do Alegria, comprar um par de botas pra ir pro rodeio, torcer pra ganhar uma das seiscentas casas populares e a festa do dia das mães, essa vai ser o bicho do goiaba, afinal vamos renomear essa cidade, vai se chamar Santanafest. Ah! E que dessa vez a TV que vier para a cidade não seja pirata, para vermos todos os dias na telinha Gerson Filho e Chupeta, afinal, rir faz bem. Mas quer saber? Torço para que o Alegria quime a língua de muita gente, inclusive a minha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!